Operador de PTA

Treinamento Operador de PTA

TREINAMENTO DE OPERADOR DE PLATAFORMA ELEVATÓRIA – PTA

O curso para operador de PTA da RRQualifica foi desenvolvido por engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, com grande conhecimento deste tipo de equipamento e contempla toda legislação aplicável, em especial as NR 12, NR 18 e NR 35.

A RRQualifica segue as recomendações das normas internacionais, em especial a ANSI A92, que classifica as plataformas aéreas em famílias identificado por um número e uma letra. Como, por exemplo, as plataformas verticais móveis (tesouras), identificadas como 3A e as plataformas móveis de lança (articuladas/telescópicas), identificadas como 3B.

Os participantes destes treinamentos são capacitados e certificados para operar de forma segura plataformas de trabalho em altura, nos modelos determinados pelo curso escolhido.

  1. Operador de plataforma de trabalho modelo tesoura;
  2. Operador de plataforma de trabalho modelo articulada e telescópica;
  3. Operador dos três modelos de plataforma de trabalho acima (tesoura, articulada e telescópica).

A RRQualifica desenvolve treinamentos para operação de equipamentos de diferentes portes, com materiais customizados para atender as diversas necessidades de seus clientes.

Os alunos são avaliados em provas teóricas e práticas e precisam ter no mínimo 70% de acertos para serem aprovados.

Obtenha o seu certificado e seja um operador de plataforma elevatória móvel!


 Operador de PTA
Agora, algumas questões pertinentes a operação com segurança destes equipamentos:

Onde ancorar o cinto de segurança?

O cinto de segurança deve ser ancorado no ponto de ancoragem indicado pelo fabricante. Não é recomendado que a ancoragem seja feita no próprio guarda corpo, pois este componente não possui a resistência necessária em casos extremos de queda do operador. Muitas outras informações importantes devem ser do conhecimento do operador. Sabe quais?

 

Qual o alcance dessa máquina?

Existe uma grande variedade de equipamentos com vários níveis de alcance. Os modelos mais utilizados aqui no Brasil, em sua maioria, vão de 4 a 56 metros de altura. Para saber o alcance de um modelo específico de equipamento, o correto é consultar o manual do equipamento.

O alcance é uma informação muito importante no momento de selecionar uma PTA, mas esta não é a única informação! Quer saber mais?

Qual é o peso desse equipamento?

O peso de uma PTA é uma informação importantíssima! Utilizar uma máquina com peso superior ao recomendado pelo piso, onde o equipamento será utilizado, é um risco gravíssimo. O peso de qualquer equipamento deve estar na placa de patrimônio e no manual do equipamento.

O peso do equipamento é uma informação muito importante no momento de selecionar uma PTA, mas esta não é a única informação! Quer saber mais?

Para qual piso este pneu serve?

Existem vários tipos diferentes e configurações de pneus. Existem os não marcantes, os todo-terreno, os maciços, e até pneus preenchidos com material sólido. Um operador devidamente qualificado sabe como confirmar o tipo e configuração dos pneus. Quer saber mais?

Qual o tipo e grupo que esta PTA se enquadra?

A PTA da foto é uma 3A. O enquadramento das PTA em todo o mundo é feito por uma letra e um número. A letra pode ser A ou B, e o número 1, 2 ou 3. Estas definições estão presentes em várias normas internacionais e também estará, em breve, presente em nossa norma técnica sobre PTA.

Quer entender o significado das letras e números?

Venha fazer um curso com a gente!

Alguns temas abordados:

  • Legislação aplicável à operação de plataforma;
  • Descrição dos equipamentos;
  • Inspeção do equipamento antes da utilização;
  • Análise de risco no local de trabalho;
  • Dispositivos de emergência dos equipamentos;
  • Operação segura do equipamento.

Saiba um pouco mais sobre o nosso treinamento

Operador de plataforma elevatória

Este treinamento aborda todas as etapas importantes para se operar de forma eficiente e segura uma plataforma elevatória. Desde os primeiros contatos com o equipamento, passando pelas normas de segurança até o completo domínio, você estará acompanhado com um dos melhores e mais graduados instrutores da America Latina.

Não perca a chance de participar deste curso, além de melhorar o seu curriculo por um investimento baixo você estará apto a um cargo que tem muita procura pelas empresas, veja aqui.

Cadastre-se aqui!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Carga horária: 8 horas
Local: Campinas/SP ou In company *
Participantes por turma: até 8 alunos
Incluso: Material didático, certificado e coffee break.
Requisitos: Declaração de aptidão física e psicológica
Validade do certificado: 2 anos (recomendado)
Contempla toda legislação aplicável.
*Conheça as condições especiais para turmas in company
Curso Instrutor de PTA