Instrutor de PTA

Segurança e saúde no trabalho

TREINAMENTO PARA INSTRUTOR DE PTA

E OUTRAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

A RRQualifica, atenta às necessidades das empresas e dos profissionais autônomos, desenvolveu uma metodologia para a formação de Instrutores de operação de máquinas e equipamentos. Esses instrutores são habilitados para formar operadores em máquinas e equipamentos de diferentes portes, como Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA), Empilhadeira, Cesta Aérea, Minicarregadeira, Guindautos, manipuladores de carga, entre outros.

“Para ser um bom instrutor é fundamental que a pessoa tenha o domínio operacional, mas ter o domínio do assunto não é tudo, é preciso ter a didática, dominar técnicas de apresentação para aplicar no treinamento que ministrará, e claro, conhecimento das questões de segurança que envolvem a operação”, explica o diretor técnico da RRQualifica, Roland Robert Colombari, e idealizador da metodologia.

Treinamento baseado em três pilares:Instrutor de máquinas e empilhadeiras

  • Domínio operacional;
  • Segurança;
  • Técnicas de apresentação.

Esta metodologia que a RRQualifica implementa, já formou centenas de profissionais, de todo o país, como Instrutores em operação de máquinas e equipamentos. Todos os nossos instrutores tem formação e certificação do IPAF – Federação Internacional de Plataformas Aéreas. A avaliação do curso inclui provas teóricas e práticas e os participantes precisam ter no mínimo 70% de acertos para serem aprovados.

Em uma das turmas de treinamento de Instrutores de PTA, no mês de outubro, tivemos a participação de técnicos de segurança das empresas Havan, empresa de lojas de departamento, com sede em Santa Catarina e a FM2C Facilities, com sede no interior de São Paulo. Para esses profissionais, a qualificação como instrutores de PTA era importante para atender a demanda interna de suas empresas, as quais utilizam, diariamente, em suas rotinas as plataformas de trabalho aéreo.

“O treinamento da RRQualifica é bem objetivo, com instrutores com total domínio dos temas abordados, técnicas excelentes e parte prática muito explicativa”, destaca a o técnico de segurança do trabalho da Havan, Imer Pereira Neto.

Treinamento de Instrutor de máquinas

Coloque mais esta capacitação no seu currículo, seja um instrutor de plataformas de trabalho aéreo!

O que está por vir para este mercado

As previsões para 2019 são mais otimistas. Com um novo governo, há expectativas de crescimento em nossa economia, o que promete um aquecimento no mercado de trabalho.

É preciso que os profissionais avaliem se suas atuais qualificações atenderão ao aumento da demanda do mercado.

Quer saber mais? Leia abaixo as respostas do diretor técnico da RRQualifica, Roland Colombari, a algumas questões enviadas para nosso site.

 

Qual a experiência que preciso ter para fazer o curso de instrutor?

O ideal é que você já ministre outros cursos na área de segurança e saúde no trabalho e já tenha feito um curso de operador ou então que já opere o equipamento de seu interesse, por exemplo a PTA, principalmente para saber como o equipamento funciona.

Os equipamentos são compostos por sistemas específicos, que interagem entre si para realizar o seu trabalho, seja sistema elétrico, hidráulico, mecânico, pneumático ou outros.

Também é importante saber diferenciar os equipamentos e suas categorias, capacidades, limites de utilização, recursos e acessórios.

Treinamento para instrutorQual material de apoio eu devo utilizar para fazer um bom curso para operadores?

Para um instrutor realizar um bom treinamento de operação de máquinas e equipamentos, é necessário realizar tanto a parte teórica como a prática. O treinamento não pode ser dado apenas ao lado da máquina, o ideal é que o instrutor tenha a disposição um bom material para apresentação teórica antes de ir para o equipamento.

A minha recomendação é que o instrutor faça, por exemplo, apostilas, desenvolva alguns exercícios e avaliações para medir o quanto seu aluno absorveu do conhecimento que foi transmitido. Sem dúvida, o treinamento prático não é menos importante, portanto, é importante você ter à sua disposição o equipamento e uma área com dimensões mínimas adequadas devidamente isolada, para que o candidato a operador faça as manobras práticas fundamentais.

 

Qual é o público-alvo para, como instrutor, ministrar o treinamento de operador?Treinamento Instrutor de PTA

Hoje, o mercado de máquinas e equipamentos têm aumentado consideravelmente. Cada vez mais as empresas vêm descobrindo formas melhores de realizar seus serviços diversos, e isso em grande parte é possível através do uso de máquinas e equipamentos, como as Plataformas Elevatórias, os Manipuladores Telescópicos, as Minicarregadeiras, as Transpaleteiras. Estes equipamentos, que em sua grande maioria foram inicialmente aplicados na construção civil, hoje já estão presentes em todos os mercados, como manutenção industrial, instalações em geral, serviços terceirizados, redes de distribuição, controle de estoque, redes de varejo entre outros.

A expectativa da economia é que nos próximos três anos o Brasil venha a crescer de forma consistente e constante. Atrelado a este crescimento da economia brasileira, ainda tem o fato de que a maioria dos equipamentos que foram citados acima ainda são novidades em várias empresas e ramos de atividade, portanto, existem novos mercados a explorar no Brasil. Este já é um consenso entre os principais fabricantes de equipamentos. Dessa forma, é de se esperar que o crescimento na demanda por utilização, e consequentemente, na demanda de treinamento de operadores, seja exponencial.

Em breve vai faltar bons instrutores para formar bons operadores para estes equipamentos.

Cadastre-se aqui!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Carga horária: 24 horas
Local: Campinas/SP ou In company *
Participantes por turma: até 6 alunos
Incluso: Material didático, certificado e coffee break.
Requisitos: Proficiência, experiência mínima de 1 ano em operação de PTA, ensino médio completo, declaração de aptidão física e psicológica
Validade do certificado: 2 anos (recomendado)
Máquinas e Equipamentos: Todos os modelos de Plataformas de Trabalho em Altura; Empilhadeiras; Minicarregadeiras e Manipuladores de Cargas.
Contempla toda legislação aplicável.
*Conheça as condições especiais para turmas in company
Curso Instrutor de PTA
Operador de PTA
Seja um instrutor de PTA

Direto para outro nível!

Seja o mais qualificado dos instrutores.

IPAF - Elevação 2017

GARANTA SUA VAGA E O VALOR PROMOCIONAL: R$1.500,00.

LIGUE PARA SABER AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO +55 19 3342-4224

Alguns temas abordados:

  • Legislação aplicável à operação de plataforma;
  • Análise de Risco;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Técnicas de apresentação
  • Processo de aprendizagem de adulto;
  • Operação segura da plataforma.

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM INSTRUTOR

PREENCHA ESTE FORMULÁRIO ABAIXO QUE ENTRAREMOS EM CONTATO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

APROVEITE AS ÚLTIMAS DATAS DE TREINAMENTO DE INSTRUTOR DE PTA PARA 2018

MÊS DIAS
NOVEMBRO DE 21 A 23
DEZEMBRO DE 04 A 06; DE 11 A 13

COMECE O ANO DE 2019 COM MAIS ESSA QUALIFICAÇÃO

MÊS DIAS
JANEIRO DE 15 A 17;DE 22 A 24; DE 29 A 31
FEVEREIRO DE 05 A 07;DE 12 A 14;DE 19 A 21;DE 26 A 28

Saiba um pouco mais sobre o nosso treinamento