Novidades

Elevação 2017

O maior evento do setor de equipamentos de acesso à altura da América Latina – ELEVAÇÃO 2017, aconteceu este mês no Brasil e a RRQualifica marcou presença com apresentações técnicas e sendo eleita para a Conselho Brasileiro da IPAF.

A quinta edição do evento brasileiro Elevação, organizado pela Federação Internacional de Plataformas Aéreas (IPAF), mostrou que a entidade vem aumentando sua participação nos países da América Latina. Cerca de 80 empresas latino-americanas são associadas a IPAF e existem 36 centros de treinamento homologados pela federação. No mundo, a IPAF está presente em 60 países.

A IPAF foi criada em 1983, no Reino Unido, com o objetivo de promover o uso seguro e eficiente de equipamentos de acesso à altura. Para isto, a federação vem ao longo destes anos, oferecendo metodologia de treinamento para a formação de operadores e instrutores, informações sobre a evolução deste mercado e buscando estar representada em comissões governamentais para elaboração ou revisão de normas técnicas.

O Elevação é uma das ações da IPAF voltado à reciclagem do conhecimento que envolve a utilização segura dos equipamentos.  Durante o evento, os participantes assistiram a diversas palestras e mesas de discussões técnicas.

As mesas de discussões técnicas foram uma novidade nesse Elevação. Divididos em cinco grupos, os participantes assistiram apresentações dos maiores fabricantes de PTA no primeiro dia. No segundo dia, que foi dedicado ao seminário de desenvolvimento profissional dos instrutores, as mesas de discussões foram apresentadas por instrutores sêniores e profissionais reconhecidos no mercado.

A RRQualifica ficou responsável por duas dessas mesas:Apresentação na Elevação 2017

  • Carga & Descarga – Avaliações antes do Carregamento foi apresentada pelo instrutor sênior, Alexandre de Oliveira, que destacou a importância de selecionar o caminhão correto para transporte das PTA, pontos de fixação da PTA e a forma correta de carregar uma PTA com braço/lança.
  • Dicas de Segurança para Utilização de Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho/Plataforma de Trabalho Aéreo (PEMT/PTA) na Indústria de Conservação de Árvores – apresentado pelo diretor técnico da RRQualifica, alertou para os riscos de operação de plataformas nesta atividade sem adotar medidas essenciais de segurança, como realizar uma avaliação de riscos antes de iniciar o trabalho, certificar-se de estar corretamente posicionado antes da atividade, para evitar que seja atingido por objetos e detritos em queda e certificar-se que o equipamento está em condições seguras para uso.

 

Novo Conselho Brasileiro da IPAF

Neste encontro aconteceu a eleição do novo Conselho Brasileiro da IPAF (CBI). A RRQualifica foi escolhida para compor o novo CBI que atuará no biênio 2017/2018. Formado por oito empresas associadas à entidade, o conselho desenvolve ações para fomentar o uso seguro das plataformas elevatórias.

“O CBI é um dos conselhos mais ativos no mundo e é referência pelo excelente trabalho que vem realizando. Eu estou bem motivado a voltar a trabalhar no CBI com este novo grupo”

declara o diretor técnico da RRQualifica, Roland Colombari

RRQualifica no concelho da IPAF 2017