Novidades

É preciso conciliar agenda, custo e garimpar no mercado os cursos que de fato aprimoram as habilidades profissionais e não que ofereçam metodologias superficiais.

Quem tem a missão de buscar a melhor formação para seu time de colaboradores sabe que muitas vezes não é uma tarefa das mais tranquilas. Para ajudar você, listamos abaixo algumas dicas de como ter êxito nesta empreitada.

Objetivo do treinamento: defina quais habilidades são mais pertinentes para atender às necessidades atuais e futuras da sua empresa, qual é o retorno para o negócio.

Quem precisa ser treinado: seria muito bom poder implantar um amplo programa de treinamento na empresa para todos os colaboradores, mas além de demandar custo e tempo, pode não trazer resultados rápidos para o negócio. Por isso, é essencial que se identifique quais profissionais devem receber capacitação em curto prazo.

Treine aos poucos: se você precisa treinar todo um departamento, selecione um grupo de colaboradores para dar início ao processo de capacitação. Assim, você poderá controlar melhor os resultados e se houver falhas no plano de treinamento, fica mais fácil de fazer os ajustes necessários.

Quem devo contratar: você pode contratar uma empresa ou um profissional autônomo para desenvolver o programa de treinamento em sua organização. O importante é pesquisar, sobre a capacidade técnica (total domínio do assunto que será abordado) da empresa ou do profissional. Procure por recomendações e depoimentos de pessoas que já fizeram o treinamento.

Metodologia: como mencionado no início deste texto, evite metodologias ou apresentações vazias, superficiais. O modelo de treinamento deve preparar a pessoa para lidar com todas as condições envolvidas em uma atividade. Por exemplo, para a operação de equipamentos, o ideal é que o método seja mesclado, dando preferência a atividades práticas, conceitos teóricos, estudos de casos, que tornam o treinamento dinâmico e interativo.

Resultado: Após a realização da capacitação com as primeiras turmas, avalie a eficácia do treinamento em atender aos objetivos traçados inicialmente, por meio de provas ou entrevistas com os colaboradores treinados.

Reciclagem: um ponto importante a ser lembrado é da necessidade de reciclagem do conhecimento adquirido pelos colaboradores. De tempos em tempos é preciso rever alguns conceitos ou práticas, pois as inovações em qualquer área são constantes.