Calma!!
Como é possível verificar, a definição de grupos de uma PEMT é uma definição de engenharia. Está baseada na estabilidade do equipamento e na sua capacidade de manter a carga sempre dentro dos apoios do equipamento (grupo A) ou então os equipamentos onde a carga pode ser projetada para fora dos apoios do equipamento (grupo B). Ou seja, máquinas apoiadas e máquinas em balanço.
Ok, vamos simplificar ainda mais, mas: sem perder o correto entendimento dos grupos.
Como vimos no texto da norma, para classificar em A ou B, devemos entender duas informações, a primeira é o centro da área da plataforma e a segunda é linhas limítrofes de inclinação.
A primeira é fácil. Basta olhar para o piso do cesto e imaginar o cruzamento das duas diagonais! Pronto, para a nossa classificação este ponto é o centro da plataforma.
Apesar do linguajar rebuscado, a segunda informação não é tão difícil assim. Quando falamos de linhas limítrofes de inclinação ou linhas limites de tombamento, estamos fazendo referência aos apoios do equipamento, sejam estes por pneus, esteiras ou patolas/estabilizadores.
Dessa forma, unindo os pontos de apoio temos as linhas, que unidas formam uma área.
Pronto. Agora é só observar se aquele ponto que você definiu no cesto (cruzamento das diagonais!), quando projetado no solo, cai dentro da área formada pelos pontos de apoio. Se a sua resposta é sim em todos os casos, inclusive nos limites de carga, altura e projeção horizontal, então você está diante de um equipamento do grupo A. Caso seja possível que este ponto fique fora, então trata-se de um equipamento do grupo B. Simples assim!
Dessa forma, os equipamentos com elevação vertical (por exemplo as tesouras) são do grupo “A”, já os equipamentos de lança (articuladas ou telescópicas), que para manter a estabilidade necessitam equilibrar a carga no cesto com alguma outra carga, como por exemplo um contrapeso, são as PEMT do grupo “B”.
A classificação quanto ao tipo é bem mais simples de entender. Esta classificação está dividida em três e é relacionada ao deslocamento do equipamento. Está escrito da seguinte forma: