Onde utilizar as PEMT?

Onde utilizar as PEMT?

Por Roland Robert Colombari

Onde podemos utilizar as PEMT – Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho?

E ainda, quem pode utilizar uma PEMT?

As PEMT são equipamentos com grande versatilidade e vantagens quando falamos em realizar trabalhos em altura.
Existe uma grande variedade de modelos, desde as máquinas para pequenas alturas (em torno de 4m) até equipamentos que vão a mais de 60m de altura de trabalho. Isso sem falar nos equipamentos montados em caminhão, que podem passar dos 100m!
Estes equipamentos tiveram a sua entrada formal no Brasil em meados da década de 90. Inicialmente, as plataformas foram utilizadas em obras nos grandes centros urbanos.
Hoje é possível encontrar as PEMT em praticamente todos os canteiros de obra da construção civil, mas este equipamento não é apenas para este segmento!
Muitas atividades necessitam colocar o profissional em alturas variadas para que ele execute sua atividade, como nas instalações de sistemas de segurança, exaustores, serviços em eletricidade, inventários e contagem de estoques, manutenções em geral, entre outros.
Este equipamento ainda precisa ser mais conhecido. Muitos dos serviços que são realizados com o auxílio de escadas, cordas e andaimes, podem utilizar este equipamento, e com muitas vantagens!
Portanto, se você trabalha na indústria, no comércio, na construção civil, realiza serviços de instalação e manutenção predial e industrial, faz o controle de estoques e inventários, eventos, inspeções, limpeza, controle de pragas, sistemas de monitoramento e segurança patrimonial ou qualquer atividade que necessite acessar alturas para a sua realização, então está mais do que na hora de você considerar a PEMT como a melhor opção para acesso. Se falarmos então em segurança, eficiência e conforto a PEMT é imbatível!
Você acha que operar um equipamento destes é algo para pessoas graduadas? É aí que você se engana! Conforme definido na NR18 e na NBR16776, é necessário que se faça um curso de habilitação específico para a família de plataforma que se deseje operar, com duração de um dia.
Não é necessário comprovar escolaridade e nem mesmo CNH. Qualquer pessoa que tenha boa compreensão da língua portuguesa do Brasil e aptidão física pode fazer o curso e se habilitar como Operador de PEMT.

Quer saber como participar dos nossos cursos?


Sobre o autor:

Roland Robert Colombari

Engenheiro mecânico e de segurança do trabalho e professor das disciplinas de Qualidade, Engenharia de Segurança do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações em cursos de graduação e pós-graduação em engenharia.

Contato

Endereço

  • R Tranquilo Prósperi, 260 - Campinas/SP

Política de Privacidade


Desenvolvido por Agência BMC
Abrir Chat
Mais informações