LAUDOS

LAUDO TÉCNICO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Por diversas razões, desde a falta de conhecimento do assunto e orientação adequada, muitas empresas não estão atentas para a necessidade de possuir um laudo técnico de suas máquinas e equipamentos. Elas só darão a atenção necessária quando solicitado por órgãos de fiscalização (por exemplo, Ministério do Trabalho) ou com a ocorrência de um acidente.
Para ajudá-lo a entender melhor desse assunto, o diretor técnico da RRQualifica, Roland Colombari, esclarece as dúvidas sobre a elaboração e emissão dos laudos técnicos, destacando que esse documento vai além do cumprimento dos requisitos legais. “Ele garante a qualidade dos serviços, economia e a segurança de todos os colaboradores envolvidos nas atividades da empresa”.

Alguns dos laudos oferecidos:

Laudo de avaliação da condição do equipamento

Este laudo confirma o estado de conservação, os documentos de manutenção e o funcionamento de um determinado equipamento.

Laudo de atendimento a requisito normativo

Este laudo avalia o nível de atendimento aos requisitos definidos em normas regulamentadoras (NR12; NR13 e outras) e normas técnicas (NBR16776; ANSI A92 e outras).

Laudo de avaliação de mercado

Este laudo utiliza metodologias reconhecidas para definir o valor de mercado de uma máquina, equipamento ou até mesmo de toda uma instalação industrial.

Laudo pericial

Este laudo parte da avaliação das evidências de um acidente com o objetivo de identificar suas causas.

Fale conosco

Tire suas dúvidas através do WhatsApp ou respondendo o formulário abaixo:

POR QUE AS EMPRESAS PRECISAM TER LAUDO TÉCNICO DE SUAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS?

O motivo inicial – aquele que mais facilmente chama atenção – é o atendimento legal, que de fato não é algo muito claro, pois as normas regulamentadoras não fazem referência direta ao laudo como uma obrigação. Existem casos específicos, como das prensas e similares, onde o laudo foi definido de forma explícita através de acordos coletivos.
Porém, mais do que uma exigência legal, o laudo é um instrumento de auxílio a todos os proprietários de máquinas e equipamentos, pois as exigências já existem e estão definidas nas normas regulamentadoras. Quanto mais complexo for um equipamento, mais difícil é demonstrar a sua adequação sem um laudo bem elaborado.
Portanto, o principal motivo para se manter um bom laudo dos equipamentos de uma empresa é a segurança! Mas temos que entender a segurança de forma mais ampla, pois além da segurança operacional, também estamos falando da segurança do negócio.

Contato

Endereço

  • R Tranquilo Prósperi, 260 - Campinas/SP

Política de Privacidade


Desenvolvido por Agência BMC
Abrir Chat
Mais informações