Novidades

A RRQualifica recebeu em sua sede os colaboradores da Aura Brasil, Edemilson da Silva e Tiago de Almeida Silva, que participaram do treinamento para formação de Instrutores de PTA da IPAF.

A AuraBrasil é uma das grandes locadoras de plataformas elevatórias, com atuação em diversas regiões do país.

Instrutores de PTA/IPAF

Dentro de sua política de oferecer serviços de qualidade e com segurança, a AuraBrasil buscou a equipe da RRQualifica para preparar seus colaboradores na metodologia da Federação Internacional de Plataformas Aéreas (IPAF). O treinamento incluiu aulas teóricas e práticas que apresentaram aos participantes um conteúdo sólido sobre como formar operadores de plataforma de trabalho aéreo para trabalharem com as famílias 1A, 3A e 3B com o máximo de eficiência e segurança.

“Mesmo eu já tendo experiência com PTA, o treinamento de instrutor de PTA/IPAF acrescentou bastante no meu conhecimento. Acabei aprendendo coisas novas”, comentou Edmilson da Silva.

Treinamento Instrutor de Plataforma IPAF

Para Tiago de Almeida o treinamento também trouxe informações muito úteis. “O conteúdo apresentado durante o curso contribuirá muito bem para a atividade diária que desenvolvo com plataforma elevatória. Acredito que terei mais recursos para ministrar, com qualidade, um treinamento de operadores de PTA”.


Mais detalhes IPAF

A Federação Internacional de Plataformas Aéreas (IPAF – International Powered Access Federation) promove o uso seguro e eficaz de plataformas aéreas no mundo inteiro no mais amplo sentido, fornecendo consultoria e informação técnica, influenciando e interpretando a legislação e normas através de iniciativas de segurança e programas de formação/treinamento.

A IPAF é uma organização sem fins lucrativos que é propriedade dos seus membros, incluindo fabricantes, companhias de aluguel/locação, distribuidores, empreiteiras e usuários. Os membros da IPAF operam a maioria da frota mundial de aluguel/locação de PTA e fabricam cerca de 85% das plataformas no mercado.

A IPAF foi criada em 1983 e, atualmente, está presente em 60 países.

Fonte:IPAF

 


Quadro

Entendo as famílias de PTA

Seguindo normas internacionais, a IPAF divide as plataformas em dois grupos:

  • Grupo A: tipo de PTA onde a projeção vertical do centro da área da plataforma, com a inclinação máxima do chassis especificada pelo fabricante, está sempre dentro das linhas limite de inclinação.
  • Grupo B: As demais PTA
  • Os dois grupos de PTA, dividem-se ainda em três tipos:
  • Tipo 1: Permite o deslocamento da PTA somente quando estiver em posição de transporte.
  • Tipo 2 – Permite o deslocamento da PTA com a plataforma elevada somente utilizando os comandos localizados no chassis.
  • Tipo 3 – Todos os tipos de PTA que, com a plataforma elevada, se podem deslocar através dos comandos isolados no cesto.
Fonte: IPAF

 

momentos do treinamento de Instrutor de PTA/IPAF na RRQualifica
momentos do treinamento de Instrutor de PTA/IPAF na RRQualifica